TRANSPARÊNCIA SESI - PA

Dúvidas Frequentes (FAQ)

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SESI - PA. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades mais próximas ou enviar um e-mail.

EDUCAÇÃO

1 - Quais são os níveis de ensino ofertados pelo SESI-PA?

+

O SESI Pará oferece Educação Básica de qualidade na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Ensino Médio Integrado e Educação de Jovens e Adultos, a última, na modalidade presencial e semipresencial.

2 - Quem é nosso cliente?

+

Prioritariamente, indústrias contribuintes do SESI, seus trabalhadores e dependentes.

3 - Quem é o trabalhador da indústria (industriário)?

+
Industriário é o funcionário que mantém vínculo empregatício com empresas industriais que recolhem contribuição compulsória ao SESI, conforme a legislação. Para verificar a existência do recolhimento ao SESI, é preciso consultar a área contábil ou RH da empresa na qual trabalha.

4 - O que é uma indústria?

+
Por determinação legal, uma empresa é considerada indústria quando a atividade por ela desenvolvida é classificada como industrial. Caso a sua empresa seja do segmento industrial e não esteja cadastrada no SESI, procure o RH de sua empresa para mais esclarecimentos.

5 - Há inscrições para comunidade na escola do SESI-PA?

+

Nosso público prioritário são os trabalhadores da indústria e seus dependentes. Não havendo preenchimento das vagas ofertadas, o SESI poderá destiná-las à comunidade.

6 - Parente (avô, tio, irmão etc.) que trabalha em empresa industriária do SESI pode inscrever o menor na categoria "industriário"?

+

São considerados dependentes, o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente; os pais; o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente.

 Fonte: https://www.inss.gov.br/orientacoes/dependentes

7 - Trabalhar na indústria é garantia de vaga na escola do SESI-PA?

+

Não. Nem toda indústria pertence ao grupo econômico que faz contribuição ao SESI. Além disso, o número de interessados pode ser superior ao de vagas, ou a escola de interesse não abrir inscrição para o ano desejado.

8 - As escolas do SESI têm a oferta da disciplina de Robótica?

+

Sim. A robótica nas escolas SESI está contida no Programa de Educação Tecnológica no ensino fundamental ao médio.

9 - O SESI oferta o ensino bilíngue em suas escolas?

+

Sim. Para o ano de 2020, todas as escolas privadas da rede SESI terão a oferta no 1º ano do Ensino Fundamental.  

10 - Como funciona o novo ensino médio?

+

O novo ensino médio é um produto SESI ofertado em parceria com o SENAI, onde o aluno estuda o ensino médio e a educação profissional em 3 anos. Objetivando aproximar e preparar os alunos para as novas demandas do mundo do trabalho.

11 - Que ferramentas de apoio ao ensino são utilizadas pelas escolas SESI?

+

As escolas do SESI utilizam várias ferramentas educacionais. São elas: Portal SESI Educação, Geekie Lab e Teste, Plataforma de Redação – Rede Y, Sistema Estruturado de Ensino, Conecta – Educação Tecnológica, Portal do Aluno, Estante Mágica, Tecnologias Microsoft em Sala de Aula, Minecraft Education, entre outras.

SEGURANÇA E SAÚDE NA INDÚSTRIA

12 - Como faço para agendar um atendimento nutricional?

+

O SESI oferece o atendimento nutricional em duas modalidades, a saber:

a- Nas empresas, in company, a partir de 20 pessoas.

b- Na Unidade Almirante Barroso, por meio de agendamento prévio.

Para maiores informações, contate o SESI pelo e-mail: atendimento_sst-pa@sesipa.org.br

13 - Como funciona a campanha de vacinação da gripe do SESI Pará?

+

A campanha de vacinação do SESI PARÁ ocorre anualmente, entre os meses de abril a julho, exclusivamente para trabalhadores da indústria. Para maiores informações, contate o SESI pelo e-mail: atendimento_sst-pa@sesipa.org.br

14 - Como fazer uma consulta odontológica na unidade do SESI-PA?

+
As consultas são realizadas nas unidades SESI. O atendimento é realizado por ordem de chegada com apresentação de carteira SESI, exclusivo para trabalhadores e dependentes.

15 - O SESI-PA oferece o serviço de Pilates?

+
Sim. O atendimento é realizado de segunda a sexta na unidade SESI Indústria Saudável, em Belém - PA.

16 - Gostaria de contratar consultoria em SST para minha empresa. Quais são os serviços oferecidos pelo SESI?

+

O SESI oferece diversos serviços voltados à Segurança e Saúde no Trabalho como cursos, diagnósticos, exames, programas legais e consultorias. Esses produtos vão além da legislação e ajudam a empresa a agir preventivamente aos aspectos relacionados à segurança e à saúde ocupacional. Para contratar os serviços, entre em contato com a unidade do SESI mais próxima ou pelo e-mail: atendimento_sst-pa@sesipa.org.br

CULTURA, ESPORTE E LAZER

17 - Como posso acompanhar a programação do final de semana ou a programação geral do teatro?

+

Para saber dos eventos programados no Teatro do SESI, basta acessar as redes sociais do teatro, por meio das vias: Instagram “@teatrosesipa”; Facebook “Teatro SESI Pará” e site do SESI www.sesipa.org.br

18 - Onde posso comprar ingressos para shows e espetáculos?

+

Os ingressos podem ser adquiridos nos canais de venda oficiais: pela internet, via www.sesipa.org.br ou www.eventim.com.br, na bilheteria do teatro. Para melhores informações entrar em contato nos telefones (91)3366-0917/0672.

19 - Como posso entrar em contato? Quais as formas de contato com o teatro?

+

Para informações sobre locação/solicitação de pauta, contactar com os responsáveis pela Produção do Teatro do SESI por meio do e-mail teatrodosesi.producao@sesipa.org.br e/ou pelos telefones (91) 3366-0965/0967.

20 - Quais os documentos necessários para tirar a Carteira do SESI?

+
Para emissão da carteira SESI o trabalhador deve dirigir-se a unidade SESI de sua cidade e apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), PIS, Comprovante de endereço e último Contra-cheque. Para emissão de carteira SESI aos seus dependentes o trabalhador deve apresentar Certidão Casamento (original) ou Declaração de União Estável (original e cópia), juntamente, com o Registro Geral (RG) e CPF (Esposa ou Esposo), certidão nascimento para os filhos menores de idade. No caso de dependentes na faixa etária de 18 a 24 anos apresentar declaração da universidade e/ou faculdade.

21 - Quais os dias e horários de atendimento do SESI?

+
As unidades SESI funcionam nos horários das 08h - 20h de segunda a sexta para atendimentos ao cliente.
VLibras