Dúvidas Frequentes (FAQ)
Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SESI - PA. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades mais próximas ou enviar um e-mail.
1 - Quais são os níveis de ensino ofertados pelo SESI-PA?
+O SESI Pará oferece Educação Básica de qualidade na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Ensino Médio Integrado e Educação de Jovens e Adultos, a última, na modalidade presencial e semipresencial.
2 - Quem é nosso cliente?
+Prioritariamente, indústrias contribuintes do SESI, seus trabalhadores e dependentes.
3 - Quem é o trabalhador da indústria (industriário)?
+Industriário é o funcionário que mantém vínculo empregatício com empresas industriais que recolhem contribuição compulsória ao SESI, conforme a legislação. Para verificar a existência do recolhimento ao SESI, é preciso consultar a área contábil ou RH da empresa na qual trabalha.
4 - O que é uma indústria?
+Por determinação legal, uma empresa é considerada indústria quando a atividade por ela desenvolvida é classificada como industrial. Caso a sua empresa seja do segmento industrial e não esteja cadastrada no SESI, procure o RH de sua empresa para mais esclarecimentos.
5 - Há inscrições para comunidade na escola do SESI-PA?
+Nosso público prioritário são os trabalhadores da indústria e seus dependentes. Não havendo preenchimento das vagas ofertadas, o SESI poderá destiná-las à comunidade.
6 - Parente (avô, tio, irmão etc.) que trabalha em empresa industriária do SESI pode inscrever o menor na categoria "industriário"?
+São considerados dependentes, o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente; os pais; o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente.
Fonte: https://www.inss.gov.br/orientacoes/dependentes
7 - Trabalhar na indústria é garantia de vaga na escola do SESI-PA?
+Não. Nem toda indústria pertence ao grupo econômico que faz contribuição ao SESI. Além disso, o número de interessados pode ser superior ao de vagas, ou a escola de interesse não abrir inscrição para o ano desejado.
8 - As escolas do SESI têm a oferta da disciplina de Robótica?
+Sim. A robótica nas escolas SESI está contida no Programa de Educação Tecnológica no ensino fundamental ao médio.
9 - O SESI oferta o ensino bilíngue em suas escolas?
+Sim. Para o ano de 2020, todas as escolas privadas da rede SESI terão a oferta no 1º ano do Ensino Fundamental.
10 - Como funciona o novo ensino médio?
+O novo ensino médio é um produto SESI ofertado em parceria com o SENAI, onde o aluno estuda o ensino médio e a educação profissional em 3 anos. Objetivando aproximar e preparar os alunos para as novas demandas do mundo do trabalho.
11 - Que ferramentas de apoio ao ensino são utilizadas pelas escolas SESI?
+As escolas do SESI utilizam várias ferramentas educacionais. São elas: Portal SESI Educação, Geekie Lab e Teste, Plataforma de Redação – Rede Y, Sistema Estruturado de Ensino, Conecta – Educação Tecnológica, Portal do Aluno, Estante Mágica, Tecnologias Microsoft em Sala de Aula, Minecraft Education, entre outras.
12 - Como faço para agendar um atendimento nutricional?
+O SESI oferece o atendimento nutricional em duas modalidades, a saber:
a- Nas empresas, in company, a partir de 20 pessoas.
b- Na Unidade Almirante Barroso, por meio de agendamento prévio.
Para maiores informações, contate o SESI pelo e-mail: atendimento_sst-pa@sesipa.org.br
13 - Como funciona a campanha de vacinação da gripe do SESI Pará?
+A campanha de vacinação do SESI PARÁ ocorre anualmente, entre os meses de abril a julho, exclusivamente para trabalhadores da indústria. Para maiores informações, contate o SESI pelo e-mail: atendimento_sst-pa@sesipa.org.br
14 - Como fazer uma consulta odontológica na unidade do SESI-PA?
+As consultas são realizadas nas unidades SESI. O atendimento é realizado por ordem de chegada com apresentação de carteira SESI, exclusivo para trabalhadores e dependentes.
15 - O SESI-PA oferece o serviço de Pilates?
+Sim. O atendimento é realizado de segunda a sexta na unidade SESI Indústria Saudável, em Belém - PA.
16 - Gostaria de contratar consultoria em SST para minha empresa. Quais são os serviços oferecidos pelo SESI?
+O SESI oferece diversos serviços voltados à Segurança e Saúde no Trabalho como cursos, diagnósticos, exames, programas legais e consultorias. Esses produtos vão além da legislação e ajudam a empresa a agir preventivamente aos aspectos relacionados à segurança e à saúde ocupacional. Para contratar os serviços, entre em contato com a unidade do SESI mais próxima ou pelo e-mail: atendimento_sst-pa@sesipa.org.br
17 - Como posso acompanhar a programação do final de semana ou a programação geral do teatro?
+Para saber dos eventos programados no Teatro do SESI, basta acessar as redes sociais do teatro, por meio das vias: Instagram “@teatrosesipa”; Facebook “Teatro SESI Pará” e site do SESI www.sesipa.org.br
18 - Onde posso comprar ingressos para shows e espetáculos?
+Os ingressos podem ser adquiridos nos canais de venda oficiais: pela internet, via www.sesipa.org.br ou www.eventim.com.br, na bilheteria do teatro. Para melhores informações entrar em contato nos telefones (91)3366-0917/0672.
19 - Como posso entrar em contato? Quais as formas de contato com o teatro?
+Para informações sobre locação/solicitação de pauta, contactar com os responsáveis pela Produção do Teatro do SESI por meio do e-mail teatrodosesi.producao@sesipa.org.br e/ou pelos telefones (91) 3366-0965/0967.
20 - Quais os documentos necessários para tirar a Carteira do SESI?
+Para emissão da carteira SESI o trabalhador deve dirigir-se a unidade SESI de sua cidade e apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), PIS, Comprovante de endereço e último Contra-cheque. Para emissão de carteira SESI aos seus dependentes o trabalhador deve apresentar Certidão Casamento (original) ou Declaração de União Estável (original e cópia), juntamente, com o Registro Geral (RG) e CPF (Esposa ou Esposo), certidão nascimento para os filhos menores de idade. No caso de dependentes na faixa etária de 18 a 24 anos apresentar declaração da universidade e/ou faculdade.
21 - Quais os dias e horários de atendimento do SESI?
+As unidades SESI funcionam nos horários das 08h - 20h de segunda a sexta para atendimentos ao cliente.
22 - Como registrar pedidos de informação para o Departamento Regional do SESI/PA?
+Por meio do formulário eletrônico, bastando acessar o link https://transparencia.sesipa.org.br/sac/novo, preencher seus dados, escrever, de forma clara e objetiva seu pedido de informação, marcar a opção “Não sou um robô” e, em seguida, clicar no botão "Enviar".
Caso necessário, é possível enviar anexos junto à solicitação.
Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail que registrou no formulário eletrônico.
Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso ao Departamento Regional do SESI:
a) Presencial - recebido por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Travessa Quintino Bocaiuva, 1588, CEP 66.035-190, Bairro de Nazaré - Belém/PA
b) Telefone - recebido pela equipe do Serviço de Atendimento ao Cidadão do Departamento Regional - (91) 4009 4965. O atendimento telefônico do Departamento Regional do SESI/PA funciona no horário de 08:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00, de segunda-feira a sexta-feira.
c) Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Regional do SESI/PA) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional, no seguinte endereço: Travessa Quintino Bocaiuva, 1588, CEP 66.035-190, Bairro de Nazaré - Belém/PA.
d) E-mail - do SAC do Departamento Regional do SESI/PA: sac@sesipa.org.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.
23 - Como consultar os pedidos registrados?
+A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta disponível no link https://transparencia.sesipa.org.br/acompanhar-ou-recorrer.
Basta informar o número de protocolo no quadro “Protocolo*” e clicar em “Visualizar”.
Esse procedimento também permite a consulta dos pedidos em sede de recurso.
24 - O que fazer quando esquecer o número de protocolo?
+O protocolo é enviado para o endereço de e-mail usado no momento da abertura da manifestação.
Caso tenha esquecido o número do protocolo, acesse o link https://transparencia.sesipa.org.br/acompanhar-ou-recorrer e realize a recuperação clicando em “Esqueci o Protocolo” e informe o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial.
25 - Quais os prazos de resposta para os pedidos de informação?
+As demandas de baixa complexidade, onde os chamados têm solução conhecida pelo atendimento do SAC são atendidas em até 1 dia útil.
As demandas de média complexidade onde a solução necessita da análise de um gerente/diretor são respondidas em até 7 dias úteis.
As demandas de alta complexidade aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa e necessitam da análise da ouvidoria são respondidas em até 20 dias úteis.
Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o demandante receberá uma mensagem via e-mail, informando qual será seu prazo de atendimento.
26 - Como abrir Recurso?
+Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa, você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta.
Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo.
Para recorrer basta acessar o link: https://transparencia.sesipa.org.br/acompanhar-ou-recorrer e informar o número de protocolo no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.
Informado o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento da apresentação do pedido inicial), abrirá um campo onde deverá escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique no botão "Enviar".
Figura 1 – Protocolo SAC
27 - Qual o prazo de resposta para o recurso?
+Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a sua apresentação.
28 - O que fazer caso seu pedido de informação não receba resposta do SAC no prazo previsto?
+Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos 10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior.
Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo.
O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link https://transparencia.sesipa.org.br/acompanhar-ou-recorrer e informado o número de protocolo (que foi enviado no momento da formulação do pedido inicial) no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.
29 - Como falar sobre seus dados pessoais?
+Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo Departamento Regional do SESI, entre em contato pelos seguintes canais de acesso:
Por e-mail: encarregado.sesi@sesipa.org.br.
Ou por correspondência pelo endereço: Travessa Quintino Bocaiuva, 1588, CEP 66.035-190, Bairro de Nazaré - Belém/PA
30 - Como se candidatar a uma vaga de emprego no Departamento Regional do SENAI?
+As vagas são divulgadas em nosso portal e divulgados em nossas Redes Sociais Instagram e Facebook.
Cadastre seu currículo pelo link https://sistemafiepa.jobs.recrut.ai.
31 - Como conseguir informações sobre o Departamento Regional do SESI?
+Basta acessar o portal do Departamento Regional do SESI pelo link: https://www.sesipa.org.br.
32 - Quais são os canais de atendimento do Departamento Regional do SESI?
+a) Atendimento por formulário eletrônico - realizado diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link https://transparencia.sesipa.org.br/sac/novo.
b) Presencial - realizado por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço, em Belém: Travessa Quintino Bocaiuva, 1588, CEP 66.035-190, Bairro de Nazaré.
c) Telefone - realizado pela equipe de call center do Departamento Regional - (91) 4009 4965. O atendimento telefônico do Departamento Regional do SESI é de segunda a sexta-feira, de 08:00h às 12:00 e de 13:00 às 17:00.
d) Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Regional do SESI) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional, no seguinte endereço: Travessa Quintino Bocaiuva, 1588, CEP 66.035-190, Bairro de Nazaré - Belém/PA.
e) E-mail do SAC do Departamento Regional do SESI - sac@sesipa.org.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.
f) Ouvidoria - Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e, no Departamento Regional do SESI, examina, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC.
A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link: https://transparencia.sesipa.org.br/ouvidoria.
Além do formulário eletrônico obtido no link acima, você poderá contatar a Ouvidoria do Departamento Regional do SENAI por meio de seus outros canais de acesso:
a) Presencial - realizado em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Travessa Quintino Bocaiuva, 1588, CEP 66.035-190, Bairro de Nazaré - Belém/PA.
b) Telefone - realizado pela equipe de call center do Departamento Regional - (91) 4009 4313. Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00.
c) Correspondência - via carta física (pode utilizar o formulário disponível para download no site do Departamento Regional do SESI) dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional, no seguinte endereço: Travessa Quintino Bocaiuva, 1588, CEP 66.035-190, Bairro de Nazaré - Belém/PA.
d) E-mail da Ouvidoria do Departamento Regional do SESI - ouvidoria@sesipa.org.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.